
O presidente do TCE-PE, Valdecir Pascoal, recebeu nesta segunda-feira (8) a Comenda da Ordem do Mérito de Contas Rui Barbosa, no Grau de Grã-Cruz, a mais elevada distinção concedida pelo Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF).
A honraria havia sido aprovada por unanimidade em 2025, por indicação do conselheiro Renato Rainha, e foi entregue em ato simbólico pelo presidente do TCDF, conselheiro Manoel de Andrade, e pelo próprio conselheiro responsável pela indicação.
Durante a visita, Pascoal agradeceu “a todos que fazem o TCDF – seus conselheiros, auditores, procuradores e demais servidores, destacando o papel de excelência técnica e sua contribuição histórica ao sistema de controle externo no país”.
O presidente fez referência especial ao conselheiro Renato Rainha, que foi seu vice-presidente na Atricon (2014–2017), período em que ambos atuaram na articulação com o Congresso Nacional. “Rainha sempre foi uma liderança firme e competente, respeitado, habilidoso, um dos melhores quadros do serviço público brasileiro”, afirmou. Pascoal também destacou o apoio de servidores do TCDF, mencionando o auditor de controle externo Luiz Genédio, e agradeceu à instituição pela parceria histórica.
Ao receber a comenda das mãos do presidente Manoel de Andrade, Pascoal ressaltou a simbologia do momento. Ambos são potiguares – Andrade é natural de Jaçanã (RN) e Valdecir Pascoal de Luís Gomes (RN) – e compartilham histórias de superação e dedicação ao serviço público. “Manoel Andrade possui uma história de vida e superação extraordinária. De garçom e vendedor a deputado e conselheiro do TCDF. É um vencedor", afirmou.
Pascoal também destacou a força simbólica de Rui Barbosa, patrono dos Tribunais de Contas, cuja visão de um órgão preventivo, pedagógico e efetivo permanece atual desde 1890. “Essa comenda renova nosso compromisso com um controle externo moderno, efetivo e voltado ao cidadão e à democracia”, concluiu.
O presidente do TCE-PE dividiu a honraria com seus familiares, amigos e colegas que o acompanham há 34 anos de atuação no controle externo: “Compartilho essa distinção com todos que fazem parte da minha caminhada, minha querida família, com a Atricon e com o Tribunal de Contas de Pernambuco, origem de tudo na minha jornada profissional", finalizou.
Gerência de Jornalismo (GEJO), 9/12/2025

