
Recife, 10 de dezembro de 2025 – O Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPC-PE), por meio de seu procurador-geral, Ricardo Alexandre, prestou uma calorosa homenagem ao presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), conselheiro Valdecir Pascoal, durante a última sessão plenária do biênio 2024-2025 presidida por ele. O ato solene, realizado nesta quarta-feira (10) no Auditório Fábio Corrêa, marcou a transição de comando do órgão.
Assista a homenagem: https://drive.google.com/file/d/1aiL2dkZm_YK2qdqd6Y47kYN1KGDNs25s/view?usp=sharing
O procurador-geral Ricardo Alexandre iniciou sua saudação destacando a honra de ter alcançado o cargo de Procurador-Geral do MPC-PE durante sua presidência.
“Coincidiu de eu ter essa grande honra de chegar ao topo da minha carreira no serviço público como procurador-geral desta casa na gestão de uma pessoa que eu sempre admirei”, afirmou o procurador-geral, que relembrou ter estudado Direito Financeiro por meio de uma obra de autoria de Pascoal e de terem sido colegas de docência.
Ao citar os requisitos constitucionais para o cargo de conselheiro — notórios conhecimentos jurídicos, contábeis, econômicos e financeiros ou de administração pública —, Ricardo Alexandre destacou que Pascoal é uma exceção à regra do "ou" contida na Carta Magna. “A Constituição exige o domínio de uma dessas áreas, mas aqui temos uma notória exceção: um perfil que reúne excelência em todas elas”, elogiou.
Além do reconhecimento técnico, o procurador-geral agradeceu o tratamento dispensado ao MPC-PE nos últimos dois anos. Ele ressaltou que, mesmo diante da ausência de autonomia administrativa do órgão, a Presidência do Tribunal sempre se manteve receptiva aos pleitos do Ministério Público.
“Em todas as vezes que precisamos recorrer à Presidência, fomos recebidos de portas abertas. Praticamente tudo foi atendido e, o que não foi, recebeu uma explicação tão sólida que nos fez reconhecer a justeza da decisão”, afirmou Ricardo Alexandre, classificando Pascoal como um “gestor de excelência e um ser humano de altíssimo gabarito”.
A partir da próxima Sessão do Pleno, a cadeira da presidência será ocupada pelo conselheiro Carlos Neves, eleito no último dia 19 de novembro para o biênio 2026-2027. A nova mesa diretora será composta pelos conselheiros Marcos Loreto (vice-presidente), Dirceu Rodolfo (corregedor), Eduardo Porto (diretor da Escola de Contas) e Rodrigo Novaes (ouvidor). O conselheiro Valdecir Pascoal e Ranilson Ramos presidirão, respectivamente, a Segunda e a Primeira Câmaras.

