O atendimento no setor de protocolo do TCE deverá ser feito por meio digital na opção  "Consultar/Protocolar documentos"Dúvidas pelo telefone 0800 281 7717 ou pelo email atendimento@tcepe.tc.br

 

Suporte técnico a sistemas - segunda a sexta - 0800 281 7717 ou atendimento@tcepe.tc.br, das 8h às 17h.

Ouvidoria - 0800 081 1027- segunda a sexta, das 7h às 13h ou ouvidoria@tcepe.tc.br

Um início de semana de tristeza para todos que fazem o Tribunal de Contas do Estado. O jornalista Inaldo Sampaio, que há 27 anos atuava na Diretoria de Comunicação do TCE, faleceu na madrugada desta segunda-feira (11), aos 64 anos de idade. Natural de São José do Egito (PE), Inaldo deixa esposa (Teresa Cristina) e dois filhos (Joana e João Marcelo). O enterro acontece hoje às 17h no cemitério Morada da Paz em Paulista.

Formado em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco e Direito pela Faculdade de Direito do Recife, Inaldo trabalhou por 12 anos no jornal O Globo, no Rio de Janeiro. Assinou durante 22 anos a coluna de política Pinga Fogo, no Jornal do Commercio. Há 27 anos atuava no setor de comunicação social do TCE e atualmente era comentarista político na rádio CBN, além de assinar coluna no Diario de Pernambuco e escrever o blog Política com “P” Maiúsculo desde 2009. Além da paixão pela política e pelo jornalismo, Inaldo também tinha vocação para a música. Fundou, na década de 90, a banda Pinga Fogo, na qual tocava saxofone.

Inaldo vinha lutando contra um câncer desde 2016. Recentemente se submeteu a uma cirurgia para tratar de um tumor na coluna. Ontem à noite passou mal em casa, foi levado ao hospital, mas não resistiu. Muitos amigos e colegas prestaram homenagens ao jornalista por meio das redes sociais. O presidente do TCE, Marcos Loreto, divulgou uma nota em solidariedade à família. “Inaldo era um amigo que eu conhecia desde o início da minha vida profissional. Sua experiência e vasto conhecimento vão fazer falta ao jornalismo político de Pernambuco e do Brasil. Uma grande perda também para o Tribunal de Contas. À esposa Teresa Cristina e aos filhos, Joana e João Marcelo, nossa solidariedade neste momento de dor”, afirmou.

O conselheiro Valdecir Pascoal também se pronunciou sobre a perda. “Sentiremos muita falta do jornalista Inaldo Sampaio. Ele soube conquistar Pernambuco e o Brasil com seu talento, inteligência, seriedade, coragem e sensibilidade social. A lucidez e a clareza dos seus textos e comentários marcaram toda uma geração. Ele tinha uma pena justa e calibrada, um olhar profundo e uma voz diferenciada sobre a história, o processo político e o Brasil. Mas a maior tristeza vem da saudade do colega e amigo, Sampa. Quantas prosas e conselhos recíprocos nestes 27 anos, no TCE ou quando corremos esse país pela Atricon, eu como Presidente, ele como assessor de imprensa. Quantas afinidades, próprias daqueles que tiveram o sertão como nascente. A sua caneta agora repousa em paz. Ficarão a solidez de suas palavras e o exemplo de uma missão bem cumprida. O seu afinado saxofone continuará tocando em silêncio a melodia de quem combateu o bom combate, guardou a fé e encerrou, com êxito, a sua turnê aqui na terra. Obrigado por tudo, amigo Sampa!".

A jornalista Karla Almeida, diretora de Comunicação do TCE, falou em nome de todos os colegas da imprensa do Tribunal. “Inaldo era um amigo querido demais. Me acolheu como um pai/irmão quando cheguei no TCE para me juntar à equipe. Divertido, inteligente, solidário e generoso. As conversas diárias rendiam sempre muitas discussões e reflexões sobre política, jornalismo, profissão e sobre a vida. Com sua vasta experiência no jornalismo, conduziu de forma majestosa a Comunicação do Tribunal. Conhecia como ninguém a instituição. Vai fazer uma falta imensa. Vamos lembrar dele em todos os momentos. Que os anjos o acolham. Aos filhos Joana, João, e à esposa Teca, muito carinho, força e afeto pra enfrentar a saudade desse amigo mais querido”.

Por suas redes sociais o Ministério Público de Contas homenageou o jornalista. "O MPCO amanheceu de luto. Faleceu o jornalista, assessor de imprensa do TCE-PE e valoroso amigo: Inaldo Sampaio. Sentiremos falta de sua voz, sua pena e sua presença amiga. Que siga em paz. Aos familiares, nossas sinceras condolências".


Em Foz do Iguaçu, onde participam do Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, assessores de imprensa dos TCs fizeram uma homenagem ao jornalista lembrando a importância de Inaldo para a comunicação do TCE-PE.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 11/11/2019