A Diretoria de Controle Externo (DEX) do TCE-PE promoveu, na última quinta-feira (28), o Conecta Auditoria 2024, evento que tem como objetivo promover a integração entre as áreas e incentivar o intercâmbio de conhecimentos e debates técnicos.
O encontro, que aconteceu em parceria com a Escola de Contas, teve como tema central as "Normas Brasileiras de Auditoria do Setor Público (NBASP) que estão alinhadas às normas internacionais". Na oportunidade, os servidores puderam se atualizar sobre os principais padrões que regem as auditorias, fortalecendo as práticas de controle externo e assegurando o compromisso com a melhoria contínua.
A diretora de Controle Externo do TCE-PE, Adriana Arantes, abriu o evento ao lado de Fábio Pedrosa, diretor executivo de Controle Externo.
Em seguida, o auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR), Nelson Granato, falou sobre as “Normas Brasileiras de Auditoria do Setor Público e os Tribunais de Contas”, destacando o estágio atual das normas, as estratégias de disseminação e a situação de cada Tribunal.
A outra palestra foi sobre a aplicação prática das normas internacionais no Tribunal de Contas da União, que ficou a cargo do auditor federal de Controle Externo do TCU, Bruno Papariello.
Na sequência, Adriana Arantes, Fábio Pedrosa e Uilca Cardoso (Gerente de Padrões, Métodos e Qualidade) apresentaram o painel “O TCE-PE e as Normas Brasileiras de Auditoria do Setor Público e os Tribunais de Contas”, explicando o que já está em andamento, e os desafios que serão enfrentados com a adesão às normas.
“Já atendemos vários pontos, a exemplo da autonomia da auditoria, a qualificação da equipe, a comunicação com a mídia, o Código de Ética e muito mais”, destacou Adriana Arantes.
Uilca Cardoso explicou que este ano o TCE-PE realizou a primeira Auditoria Financeira na Dívida Ativa do Estado, como projeto piloto. “Foi uma grande experiência para a equipe. Estamos regulamentando esse tipo de auditoria no Tribunal para que seja executada da melhor forma”, disse ela.
Fábio Pedrosa destacou a adesão da auditoria ao projeto de linguagem simples do TCE-PE. “É essencial que estejamos adequados a esse projeto, pois tudo isso que vem sendo construído no Tribunal vai influenciar em tudo que a gente faz”, explicou.
No final do evento, o presidente Valdecir Pascoal assinou o termo de adesão do TCE-PE à NBASP e falou da importância da iniciativa. “Sem auditoria de qualidade, o Tribunal não é reconhecido. É um grande passo e um momento histórico. Um dos nossos maiores desafios institucionais é a capacidade de dialogar e está diretamente relacionado ao tema dessas normas, que trazem mais segurança e transparência para o controle dos recursos e das políticas públicas”, finalizou.
O evento foi encerrado com a entrega do prêmio do concurso Auditoria em Destaque 2024 às equipes vencedoras, feito pelo presidente Pascoal e pelo conselheiro Carlos Neves.
Confira mais imagens do evento 📸
Gerência de Jornalismo (GEJO), 29/11/2024