Neste domingo (27), o Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) celebra o Dia do Auditor de Controle Externo. A data foi idealizada em 2012 pela Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil (ANTC). Em Pernambuco, a data foi implementada por meio da Lei Estadual nº 16.241, de 2017.
O que faz um auditor de controle externo?
O trabalho do auditor de controle externo envolve o planejamento, a coordenação e a execução de auditorias, inspeções, instruções processuais e demais procedimentos de fiscalização do Tribunal de Contas.
“Os auditores de controle externo, e a auditoria como um todo, são a linha de frente do trabalho do Tribunal de Contas. São os responsáveis por essa primeira ação fiscalizadora do órgão de controle, trabalhando em tempo real, levantando indícios, verificando a conformidade dos atos de gestão, e sugerindo encaminhamentos para o corpo julgador”, explica a diretora de Controle Externo do TCE-PE, Adriana Arantes.
Para o presidente Valdecir Pascoal, a auditoria compõe a espinha dorsal do Tribunal de Contas. “Trata-se de um trabalho meticuloso e indispensável para que os conselheiros possam decidir sobre o mérito dos processos com fundamento e segurança”.
Nos últimos anos, o TCE-PE realizou auditorias em políticas públicas nas áreas da Primeira Infância, resíduos sólidos, qualidade do transporte escolar, infraestrutura das escolas, segurança, vacinação, entre outras áreas importantes da gestão pública – trabalho que trouxe benefícios concretos para a população pernambucana.
Por que esta data?
O dia 27 de abril, escolhido para celebrar o Dia Nacional do Auditor de Controle Externo, remete ao ano de 1893, quando o então ministro da Fazenda, Serzedello Corrêa, apresentou sua carta de demissão em protesto contra a tentativa do então presidente da República, Floriano Peixoto, de cercear a atuação do Tribunal de Contas. Saiba mais.
Gerência de Jornalismo (GEJO), 25/04/2025
TCE-PE celebra Dia do Auditor de Controle Externo
powered by social2s