Selo UNICEF 2025-2028: municípios já podem se inscrever


Estão abertas as inscrições para a nova edição do Selo UNICEF (2025-2028), uma das principais iniciativas do país para fortalecer os direitos de crianças e adolescentes. Nesta nova fase, 153 municípios pernambucanos estão aptos a participar — ao todo, são 2.446 cidades convidadas em regiões do Semiárido e da Amazônia. A adesão é gratuita e pode ser feita até 9 de junho, pelo site www.selo unicef.org.br.

Ao ingressar no programa, o município assume o compromisso de colocar crianças e adolescentes no centro das políticas públicas. Para isso, o UNICEF oferece suporte técnico ao longo de quatro anos, com formações, acompanhamento metodológico e monitoramento de indicadores. A proposta é impulsionar avanços concretos nas áreas de saúde, educação, proteção contra a violência e participação social.

Em Pernambuco, essa mobilização conta com a parceria estratégica do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), que foi o primeiro do Brasil a firmar um acordo de cooperação técnica com o UNICEF com foco na primeira infância. O convênio foi assinado em julho de 2023, durante a gestão do conselheiro Ranilson Ramos, e estabelece metas e ações conjuntas para apoiar os municípios que participam do Selo.

A parceria prevê, por exemplo, capacitações e formações voltadas à melhoria dos serviços oferecidos à população mais jovem. O objetivo é fortalecer a atuação dos gestores públicos e ampliar o alcance das políticas voltadas às crianças nos primeiros anos de vida. Além disso, o TCE-PE contribui com sua expertise no acompanhamento das ações e no incentivo à gestão por resultados.

De acordo com a chefe do escritório do UNICEF para Pernambuco, Paraíba e Alagoas, Immaculada Prieto, ao participar do Selo UNICEF, os municípios demonstram um compromisso concreto com o futuro de suas crianças e adolescentes. “Nesta nova edição, queremos apoiar, de forma especial, políticas que alcancem também meninos e meninas negros, indígenas e quilombolas”, afirmou. A expectativa, segundo ela, é alcançar 100% de adesão dos municípios do Semiárido pernambucano.

Na edição anterior do Selo (2021-2024), 933 cidades do Norte e Nordeste conseguiram melhorar indicadores sociais e conquistaram a certificação — entre elas, 81 municípios de Pernambuco, de um total de 140 participantes. "O reconhecimento, além de simbólico, é um reflexo do esforço conjunto de prefeituras, organizações da sociedade civil e instituições parceiras, como o TCE-PE, que seguem atuando lado a lado para transformar a realidade de meninas e meninos em todo o estado", afirmou o auditor do TCE-PE, Diego Maciel, gestor do convênio com o Unicef.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 5/5/2025

Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco

Rua da Aurora, 885, Boa Vista, Recife, PE

CEP 50050-910 | Telefone: (81) 3181-7600

CNPJ: 11.435.633/0001-49

Atendimento ao Público

Sede e inspetorias regionais: 07:00 às 13:00

Funcionamento do protocolo: 07:00 às 17:00